terça-feira, 22 de março de 2011

Álbum: "Que país é este - 1978/1987" - Legião Urbana

A Banda brasiliense Legião Urbana sempre foi considerada uma banda de um grande compositor, Renato Russo, e músicos limitados, por tocarem notas simples. Durante muito tempo eu também pensei assim, respeitando toda a obra deles, mas hoje acho que o importante é o conjunto da obra, e isso eles souberam fazer e muito bem.

O álbum “Que País é este – 1978/1987” é o terceiro lançado pela banda e por muitos é considerado uma coletânea, mesmo tendo as musicas originais regravadas para o lançamento do álbum, afinal era “sobras” da época que Renato era o Trovador Solitário, ou então da banda Aborto Elétrico ou até que não entrou em outros álbuns.

O disco começa com um dos hinos da geração 80 e que dá o nome ao disco, “Que país é este” é um retrato de uma nação que não sabia quem mandava, por que mandava mas que obedecia. Já em “Tédio (Com um T bem grande pra você)” a banda expõe que muitas vezes estamos ali, sem ter o que fazer, mas tendo muito a fazer. “Química” que já fora lançada pelos Paralamas do Sucesso é bem mais pesada e em muitos cursinhos era cantada a plenos pulmões.

O álbum ainda trazia mais três musicas que viraram hits nas rádios e são tocadas até hoje “Eu Sei” e “Angra dos Reis” são lembradas como grandes musicas da banda, sendo a primeira uma historia que muitos começaram a viver, e traz também o discurso musicado na história de João Roberto em “Faroeste Caboclo” que em 9 minutos não tem versos repetidos e todo mundo sabe cantar e contar essa história que Renato Russo criou e até peça de teatro virou.

Um disco pesado, que fecha uma trilogia mais “punk” da banda e que a partir dali começa a ser menos critica e mais simples, mas esse disco é muito importante para quem gosta de rock ou que gosta da banda.

Musicas do Álbum:
1. "Que País É Este" – 2:54
2. "Conexão Amazônica" – 4:37
3. "Tédio (com um T Bem Grande Pra Você)" – 2:30
4. "Depois do Começo" – 3:13
5. "Química" – 2:20
6. "Eu Sei" – 3:07
7. "Faroeste Caboclo" – 9:03
8. "Angra dos Reis" – 4:58
9. "Mais do Mesmo" – 3:20

Nenhum comentário:

Postar um comentário